Voltar

Conhecida nacionalmente por ser um pólo aeronáutico e aeroespacial, São José dos Campos celebra nesta hoje (27.07) 253 anos de história. A cidade sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 94 km.

Origens

As origens de São José dos Campos remontam ao final do século 16, quando se formou a Aldeia do Rio Comprido, uma fazenda jesuítica que usava a atividade pecuarista para evitar incursões de bandeirantes. Porém, em 10 de setembro de 1611, a lei que regulamentava os aldeamentos indígenas por parte dos religiosos fez com que os jesuítas fossem expulsos e os aldeãos espalhados.

Os jesuítas voltaram anos mais tarde, estabelecendo-se em uma planície a 15 quilômetros de distância, onde hoje está a Igreja Matriz de São José, no centro. Este núcleo, que deu origem à cidade.

Atualmente

Em 2019, sua população foi estimada pelo IBGE em 721 944 habitantes, sendo considerada a quinta mais populosa do Estado de São Paulo e o 23.º de todo o país, além de ser o segundo município mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás somente de Campinas.

A família Esperança se orgulha de fazer parte deste progresso, com uma de suas lojas na Capital do Vale há quase 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *