Voltar

Hoje trouxemos mais um ícone do nosso país para o nosso blog Personalidades: Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. Nascido no Rio de Janeiro, em 1930, Silvio já foi dono do banco Panamericano, comprado pelo BTG Pactual no início dessa mesma década. Entre as empresas que controla, estão a emissora de televisão SBT e a empresa de cosméticos Jequiti.

Já são mais de 60 anos na carreira televisiva e Silvio já foi até pré-candidato à presidência da República, em 1989. Silvio Santos era camelô, chamou atenção por conta de sua voz e logo apareceu um convite para trabalhar na rádio Guanabara, o que não durou muito tempo, pois as ruas eram mais lucrativas. Após uma passagem pelo Exército, voltou ao rádio, dessa vez em São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Seguindo na carreira artística, Silvio conseguiu um trabalho como locutor na Rádio Nacional de São Paulo.

 

Baú da Felicidade e Jequiti

O colega, também radialista, Manoel da Nóbrega, tinha uma empresa chamada Baú da Felicidade e estava com dificuldades para administrar o negócio. O Baú era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos no Natal. O problema foi que os carnês tinham sido vendidos, mas Nóbrega estava com dificuldade para entregar as mercadorias, recorrendo ao amigo. Então, Silvio Santos aproveitou a oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Daí, iniciou-se o Grupo Silvio Santos, onde a solução foi manter o crediário, mas Silvio criou lojas em que as pessoas poderiam trocar os carnês quitados tanto por brinquedos quanto eletrodomésticos. Depois disso, começaram a distribuir outros produtos, incluindo casas e carros.

Em 2006, criou a Jequiti, empresa de cosméticos. Já em 2007, foi a vez do Grupo Silvio Santos lançar o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, com apartamentos de alto padrão, vendidos por valores milionários. De acordo com o site norte-americano da Forbes, o grupo de Silvio Santos tem faturamento anual de US$ 2 bilhões, tendo o SBT como carro-chefe financeiro.

SBT

O sonho de ter sua própria emissora teve vida em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. A emissora, chamada TVS, começou a operar com mais de 13 mil funcionários e contou com um investimento inicial de US$ 10 milhões. Em 1981, Silvio Santos ganhou a concessão de mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, ou SBT.

E aí, já conhecia a história desse empresário e comunicador tão popular do nosso país?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *