Voltar
Fique atento ao capital de giro

O capital de giro – que é a reserva para bancar despesas como estoque e pagar fornecedores – serve para manter a saúde financeira do seu negócio

Uma grande empresa tem um setor de contabilidade que faz esse planejamento. Já o pequeno empreendedor precisa estar mais atento.

Mas e se o planejamento não foi feito com antecedência? É importante agir com calma e tomar algumas medidas para garantir o capital de giro, como se desfazer de ativos e cortar gastos.

Uma opção para garantir o capital de giro é promover uma liquidação.

Alguns empreendedores têm bastante dificuldade de separar o capital de giro de suas contas pessoais. Isso atrapalha o planejamento financeiro.

Outro erro comum é confundir o capital de giro com o fluxo de caixa. Enquanto o primeiro considera todas as disponibilidades no caixa e no estoque que permitem a continuidade do negócio, o fluxo de caixa é relacionado ao faturamento e aos gastos.

Há vários aplicativos gratuitos, como o Qipu, GuiaBolso e SmartPOS Estoque, que permitem a organização dos estoques dos pequenos negócios, registro de vendas e emissão de relatórios. Eles estão disponíveis para web, Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *