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O ano de 2018 foi difícil e a crise política e econômica acabou deixando um cenário incerto para muitos empreendedores. Portanto, é imprescindível pensar em 2019 com as lições aprendidas para minimizar os problemas do seu negócio e otimizar as suas vendas.

Desafios do negócio
A primeira coisa que deve ser considerada é a quantidade de desafios do cotidiano, que por conta das correrias do dia a dia, acabam ficando para trás. Eles não devem ser encarados como obstáculos, mas sim como oportunidades de crescimento forte e sólido do seu estabelecimento.
Depois, é preciso criar um planejamento para aquele ano. Saber cada detalhe sobre o produto ou serviço que você oferece é fundamental. Além disso, é importante entender qual é o público-alvo, seus concorrentes diretos e traçar metas objetivas para o seu negócio.

Equipe e Treinamento
Outro ponto importante a ser considerado para melhorar o seu negócio é pensar no treinamento da equipe. Não se trabalha sozinho, especialmente se você também é do ramo alimentício e precisa de auxílio com os afazeres do da a dia. Delimite, em cada cargo, as funções que cada colaborador deverá ter no próximo ano e quais os resultados esperados. Traçar um plano para os seus funcionários pode motivá-los e fazer com que se sintam mais confortáveis no trabalho.

Organização
Sem organização, o seu negócio tende a passar por maus bocados. Divida seus colaboradores por setores do estabelecimento, ou seja, quem faz o caixa, não mexe com a reposição dos legumes, por exemplo. Estabeleça as atividades diárias de cada departamento.
Solicite planilhas e relatórios dos principais colaboradores e cada área, para manter todos os dados em dia, tanto de estoque, vendas, pedidos, solicitações de funcionários e afins.

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