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O ano mal começou e as resoluções e metas já estão a mil. É importante observar as tendências de mercado para criar estratégias e diferenciais, para que o seu negócio saia na frente e se destaque.

Com a evolução da tecnologia e da internet, o padrão de comportamento dos consumidores mudou. Por isso, pensar fora da caixa e em modelos estratégicos para atender às mais diferentes demandas, pode fazer com que o seu estabelecimento brilhe.

Estamos na era em que o cliente quer ser o foco e demanda atenção de cada marca. Portanto, a primeira regra a se pensar, em 2019, é:

 

1 – Experiência do cliente em foco

A perspectiva para os próximos anos, é que os estabelecimentos invistam ainda mais na melhora da experiência do cliente. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os jovens entre 16 e 34 anos estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra, e 37% deles não pretendem economizar.

Como dito acima, a internet invadiu a vida das pessoas e as redes sociais têm consumido, cada vez mais, as horas dos usuários. Muitos influenciadores apostam em vida saudável e ostentam corpos sarados em perfis no Facebook e no Instagram. Com isto, a demanda por produtos e experiências fitness aumentou consideravelmente no último ano. Isto leva a segunda regra:

 

2 – Atenção ao universo fit

A procura por estabelecimentos com foco em alimentação saudável é uma das fortes tendências para supermercados, empórios, bares e restaurantes. Em 2019 haverá aumento das campanhas de conscientização para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Portanto, apostar em um setor voltado para este público é ser assertivo nas vendas.

Cada vez mais, o brasileiro tem procurado experiências únicas e personalizadas, especialmente no que se refere ao consumo e alimentação. Portanto, apostar em ações que envolvam cuidado e customização, com memória de preferências, pode ser levada como a regra de número 3:

 

3 –  Foque no pós-venda

Pense em estratégias focadas em atender às necessidades dos clientes, de modo que eles obtenham satisfação e, por consequência, lealdade com a sua marca. É importante construir este relacionamento. Entender as preferências do seu cliente, para sempre ser assertivo no que oferecer nas próximas vendas.

Uma boa estratégia, também, é humanizar o atendimento. Um recado na embalagem do produto desejando boa experiência, ou a entrega feita antes do prometido conta pontos com o consumidor final.

Seu negócio deve se importar com as tendências – especialmente as ecológicas – em 2019. O que nos leva à última regra.

 

4 – Menos desperdícios e mais ações voltadas para o meio ambiente

Pensar em campanhas que sejam a favor de um mundo mais ecológico, e mostrar que a sua empresa é responsável, pode atrair uma série de novos consumidores ligados no assunto.

Boas vendas!

 

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