Voltar

Com a pandemia de coronavírus no país, os pequenos negócios precisam buscar novas formas de se reinventarem para não terem grandes prejuízos com a crise. Os empresários que estiverem trabalhando com caixa apertado podem se prejudicar mais nessa época de instabilidade econômica. 

 

Veja alternativas para contornar o problema.

 

  1. Comece com vendas online

Se você tem a possibilidade de oferecer seus produtos ou serviços de forma online é melhor aproveitar. Sem poder frequentar shoppings e centros comerciais, os consumidores estão se voltando para as compras em sites, principalmente, quando estamos falando de itens de primeira necessidade, como produtos de higiene e alimentos.

 

  1. Procure negociar despesas

Para não ficar sem recursos rapidamente, antecipe o contato com fornecedores para negociar despesas. Como o problema é global, há empresas que estão dispostas a negociar para não sair no prejuízo. Procure ainda, negociar despesas bancárias e busque um prazo maior para o pagamento de dívidas. 

Além disso, evite fazer despesas desnecessárias. O momento é de instabilidade e não há previsão de quando tudo será normalizado.

 

  1. Liquidação e promoção

Busque fazer promoções de produtos menos vendidos e liquidação de produtos que estão em estoque há muito tempo. Verifique a possibilidade de serviços de entrega e amplie as formas de pagamento para manter os clientes. 

 

  1. Aproveite as ferramentas online

Presta serviços presenciais? Aproveite as ferramentas online de conversa como Skype, Duo e Hangout para agendar reuniões ou dar cursos e consultorias. O período de quarentena pode ser uma boa oportunidade para estudar novos assuntos que vão te acrescentar como profissional. Por exemplo, que tal fazer um curso de marketing digital ou um curso de educação financeira? 

 

Fonte: SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *