Voltar

A simples decisão ou vontade de se ter uma empresa ou um ambiente inovador não é garantia de que isto vai acontecer, apesar de ser um bom começo.

Um ambiente inovador precisa de investimentos para criar raízes e crescer.

Leia a seguir alguns pontos que são cruciais.

 

– Diversidade

Atualmente, o tema diversidade está muito difundido por conta do estímulo à defesa das minorias e das diferenças. Quando pensamos em um ambiente inovador, a diversidade toma uma dimensão muito mais ampla, já que a inovação só pode existir em um ambiente com espaço para o diverso e o diferente. Novos olhares, novas formas e novas abordagens devem ser estimuladas para o surgimento de novas ideias.

 

– Ambiente

A inovação não se desenvolve em um ambiente limitado, restritivo e cheio de barreiras. O ideal é derrubar paredes, sejam elas físicas ou mentais.

 

– Entrosamento

Outro tipo de barreira que precisa ser derrubada para a criação de um ambiente inovador é a distância do cliente. Proporcione meios de comunicação eficazes e amplie o diálogo com o consumidor.

 

– Descompressão e criatividade

Muitas vezes, aquela ideia que vem sendo maturada há dias, semanas e até meses, acaba aflorando e se concretizando em meio a uma atividade que nada tem a ver com a rotina corporativa.

Por isso, a inclusão de áreas de descompressão – como salas de leitura, de jogos de vídeo game, pebolim, ping-pong, bilhar, puffs espalhados pelas áreas sociais -, são excelentes para que os colaboradores possam sair por alguns momentos das áreas tradicionais de trabalho e se desconectarem do operacional.

 

– Incentivos e recompensas

A questão financeira é muito importante. Prêmios em dinheiro, bônus entre outros mecanismos de reconhecimento sempre serão grandes incentivos para a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *