Voltar

“Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”

O Comercial Esperança inicia hoje uma série de publicações contando a história de empreendedores que alcançaram o sucesso após muito trabalho. O mencionado da vez é o dono do império da AmBev: Jorge Paulo Lemann

 

Jorge Paulo Lemann nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1939, em uma família que nunca teve problemas com dinheiro. Seu pai veio da Suíça para o Brasil no começo do século XX, deixando para trás o negócio de fabricação de queijos e laticínios da família – que existe até hoje. Primeiro, trabalhou em uma fabricante de sapatos mas, depois de uns anos no Rio de Janeiro, resolveu retomar o negócio da família e abriu uma fábrica de laticínios em Resende, a Lemann & Company — ou, simplesmente, Leco.

O empresário costuma dizer que que “sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”. E foi assim, sonhando grande, que junto com seus dois principais sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira, Lemann ergueu um império do capitalismo mundial. Criou o Banco Garantia e investiu em empresas como Lojas Americanas, Brahma e a Antarctica, que formariam a Ambev, o embrião da que hoje é a maior fabricante de cervejas do mundo, a AB InBev.

Em 1989 o Banco Garantia crescia e enchia seu caixa. Com dinheiro sobrando, Lemann decidiu comprar a Brahma por US$ 60 milhões. Marcel Telles foi o escolhido para transformar a Brahma em um negócio lucrativo com a meta inicial de cortar as despesas em 10% e aumentar a receita na mesma porcentagem. Deu certo. Dois anos depois, o faturamento havia crescido 7,5%, o lucro triplicou e 35% dos melhores funcionários receberam um bônus de até nove salários. Era o embrião do que viria a ser Ambev, depois viraria InBev e, por fim, AB InBev.

Além da Ambev, Lemann ainda investiu ainda em empresas como Telemar, Gafisa e ALL e, com a fundação do fundo 3G Capital, comprou as redes Burger King, Tim Hortons, Popeyes e Heinz, esta última em parceria com o investidor Warren Buffett, de quem é amigo pessoal.

Com informações do InfoMoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *